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Desenvolvimento comportamental: 4 dicas para treinar seus colaboradores
Você já se perguntou quais são as características do colaborador “ideal”? Pois bem, a pergunta é coerente e cada vez mais comum em um cenário acirrado como o mercado atual. Sendo assim, o
Postado em 27/01/2020
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Você já se perguntou quais são as características do colaborador “ideal”? Pois bem, a pergunta é coerente e cada vez mais comum em um cenário acirrado como o mercado atual. Sendo assim, o desenvolvimento comportamental tem sido a aposta das empresas modernas.

O fato é que determinadas habilidades como proatividade, postura de liderança, trabalho em equipe e inteligência emocional, por exemplo, trazem benefícios para o coletivo que compõe uma organização, mas nem sempre são fáceis de serem encontradas em processos seletivos.

Neste conteúdo, mostraremos a importância do desenvolvimento comportamental, quais as soft skills mais importantes e como treiná-las para ter uma equipe de profissionais maduros e preparados para os desafios do mundo corporativo. Confira a seguir!

Por que trabalhar o desenvolvimento comportamental dos colaboradores?

Habilidades comportamentais — ou soft skills, como também são conhecidas — são o conjunto de características que definem o perfil de um colaborador. Em outras palavras, sua essência como profissional e como ser humano.

No contexto corporativo, o desenvolvimento comportamental mostra sua importância ao focar em capacidades que não são ensinadas em cursos ou treinamentos comuns, porém são consideradas fundamentais para que os colaboradores assumam determinados cargos.

A desenvoltura para trabalhar bem em grupo, a inteligência emocional e a proatividade, por exemplo, são características de um profissional com um bom desenvolvimento comportamental e que é capaz de agregar valor ao grupo, servindo como inspiração e norte para os colegas de trabalho.

Qual o valor das soft skills para a organização?

Profissionais com alto nível de capacitação e conhecimento técnico foram, por muito tempo, o foco nas buscas das empresas. No entanto, recentemente, isso vem mudando: um levantamento da Capgemini Digital Transformations Institute, realizado em 2017, mostrou que cerca de 60% das organizações carecem de colaboradores com soft skills.

Com base nesse panorama, muitas empresas optam por fazer uma triagem mais específica em seus processos seletivos e, posteriormente, treinar as competências comportamentais dos profissionais escolhidos para ocuparem determinados cargos.

O fato é que, com a mudança pela qual o mercado está passando por conta de fatores como a popularização da internet e a facilidade de acesso às informações, tem se tornado cada vez mais necessário encontrar colaboradores que tenham sensibilidade para entender as necessidades do consumidor 4.0, além de jogo de cintura para lidar com os desafios da era em que vivemos.

Quais competências comportamentais devem ser trabalhadas?

Cada colaborador tem suas características que definem sua importância para a empresa e o tornam único. No entanto, quando se fala em desenvolvimento comportamental, é importante saber quais soft skills os profissionais devem ter aprimoradas, independentemente de sua função ou cargo.

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